Lêda Zoéga Parolo

Você sabe o que é? A tradução é “queimado por inteiro”, e está relacionada à exaustão profissional. É conhecida também como síndrome do esgotamento profissional, onde há uma tensão emocional crônica dos profissionais. É uma doença que está atingindo muitos trabalhadores hoje em dia, e que não percebem quando a doença está se instalando.

É diferente de stress, mas podemos comparar dizendo que é um stress que dura muito tempo, não é transitório, leva meses ou mais para passar.

Seus sintomas mais comuns incluem cansaço, falta de energia, incapacidade de se recuperar de um dia para o outro, há um sentimento de distanciamento das pessoas, desmotivação, sono durante o dia e não consegue dormir à noite, insatisfação profissional, falta de memória, irritabilidade, problemas de relacionamento, dentre outros.

É imprescindível o acompanhamento médico, mas um médico que saiba o que essa doença significa e o que ela abrange (que é físico e emocional), assim como uma terapia, onde , com a ajuda do profissional, o paciente possa rever a vida e mudar os comportamentos que não estão dando certo.

Muitos acreditam que “dão conta”, que sabem qual é o problema e que resolve sozinho, mas isso não acontece. Por que sofrer se pode ter ajuda?

Também não é só descansar, porque não é um cansaço, mas é um colapso geral, e é necessária uma intervenção.

É importante também retomar hábitos prazerosos, se organizar melhor no tempo, saber colocar limites e dizer “Não”.

Fique atento a esses sintomas e procure logo a ajuda de um profissional.