Aparelhos ortodônticos, terceiros molares e má respiração são apenas algumas das novidades que os adolescentes têm de experimentar quando passam pela transição da infância à vida adulta. Uma vez que eles estão ocupados com a escola, trabalhos, esportes e atividades sociais, — além de comer muitas besteiras — você tem de lidar com prováveis problemas dentários, como a cárie.

A melhor maneira de cultivar um sorriso bonito e dentes saudáveis é continuar com os bons hábitos bucais iniciados desde a infância.

A seguir, confira algumas dicas para ajudar seu filho a passar pela adolescência livre de cárie:

Estimule-o a cuidar bem de seus dentes. Isso significa escová-los pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental fluoretado e passar o fio dental todos os dias. Adolescentes se preocupam muito com a aparência. Ajude-os a compreender que uma má higiene bucal pode levar a manchas nos dentes, mau hálito, perda de dentes e a muitos outros problemas dentários.

Seja um bom exemplo. Se você cuidar de seus dentes, seu filho verá que uma boa saúde bucal é importante para você. Dê o bom exemplo.

Tenha vários produtos de saúde bucal à disposição, como escovas de dente macias, fio dental com sabor ou fio dental, e creme dental com sabor agradável. Você pode mantê-los até mesmo na cozinha, para uso rápido quando os adolescentes estiverem com pressa.

Não compre besteiras. Em vez disso, mantenha várias frutas e vegetais em casa para os lanches.

gengivite associada a placa

Quadro de gengivite por conta do biofilme (Placa bacteriana)

Converse com seus filhos a respeito dos perigos do tabagismo e dos danos causados à saúde bucal. Além disso, visto que alguns adolescentes sofrem pressões sociais para começar a fumar ou usar piercings na boca, é importante que os pais conversem sobre os perigos para que eles conheçam as consequências.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário