Se existe um diagnóstico que incomoda muitas mães e pais é o da virose. E isso acontece exatamente porque ele parece muito genérico. Portanto, vamos falar um pouco dessa vilã?

criança-doente

CLIQUE PARA FALAR COM A CLÍNICA VILLA VITA!

O que é virose infantil?
A virose não tem exatamente um significado específico. O que é importante saber é que virose é qualquer doença contraída por um vírus. Isso quer dizer que uma virose pode significar desde um resfriado até diarreia e vômito, já que existem vírus que ficam alojados no trato intestinal e também no respiratório.

Quais são os sintomas da virose?
Nos bebês, os sintomas mais fortes são a perda de apetite e ficar menos ativo e esperto.
Nas crianças maiores, esses sintomas são tosse, coriza e febre.

Quanto tempo elas costuma durar?
As viroses costumam ter durabilidade entre 5 a 7 dias.

Virose é uma doença benigna?
Sim, é. Não há motivo para desespero.

Como a virose é diagnosticada?
Hoje em dia os médicos tem muitas ferramentas e recursos laboratoriais para realizar esse diagnóstico com rapidez e facilidade.

Existe um único tipo de virose?
Não. Vale dizer que existem muitos vírus e cada um é único, diferente dos demais.

Existe vacina para virose?
Para alguns tipos sim, como a gripe, o sarampo e a rubéola. No entanto para outras, não há vacinas.

Como a virose é tratada nos casos em que não há vacina?
Geralmente o tratamento é sintomático, ou seja, para aliviar os sintomas. Repouso, hidratação, antitérmicos e, em casos de infecções respiratórias, manter o nariz limpo é o suficiente na maioria das viroses. Mas, também há os tipos que podem ser tratados através de drogas antivirais.

Que tipo de cuidado podemos ter para prevenir a virose?
O maior cuidado que podemos ter, apesar de tão simples, é o de lavar as mãos muitas vezes ao dia.

Quais são as viroses mais graves?
Alguns vírus podem causar doenças mais graves como o adenovírus que causa um tipo de pneumonia séria. Outra infecção que merece atenção é a causada por rotavírus que eventualmente pode apresentar complicações mais sérias.