Você mamãe/papai/cuidador, já se perguntou se a criança que não consome alimentos com açúcar, precisa usar pasta de dente com flúor?
Os açúcares presentes nos alimentos que consumimos no dia a dia são:
1.Sacarose – açúcar extraído da cana-de-açúcar;
2.Frutose – açúcar das frutas, mel, néctar;
3.Lactose – açúcar presente no leite e seus derivados;
4.Glicose – carboidratos;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre estes, a sacarose é considerada o açúcar mais cariogênico, ou seja, com maior possibilidade de provocar lesão de cárie. Isso acontece por que ele deixa o biofilme (película que se forma sobre os dentes quando nos alimentamos) mais espesso e poroso, facilitando a adesão das bactérias causadoras da doença.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os outros tipos de açúcares, mesmo não espessando o biofilme, atuam reduzindo o  pH da saliva, tornando-a ácida e capaz de tirar minerais do dente (desmineralização). A queda de pH é uma situação comum quando nos alimentamos. Porém, se não revertida, pode provocar também o aparecimento de lesões de cárie. Para equilibrar este processo e retornar ao ph normal (mineralização), é necessária a escovação com creme dental fluoretado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
.
Portanto, usar creme dental fluoretado nas quantidades corretas para cada idade é seguro e eficaz no controle da desmineralização do dente tanto na presença como na ausência do açúcar. E sempre procurar um Odontopediatra para controles periódicos de risco de cárie!