Quando alguém começa um tratamento com a medicina antroposófica, a primeira pergunta que surge é:

O que é medicamento antroposófico?
Existe diferença em relacão aos outros medicamentos?

100% dos medicamentos antroposóficos são obtidos da natureza, sendo toda matéria prima de origem orgânica, e portanto, livre do uso de agrotóxicos e fertilizantes.

Tanto a saúde como a doença do organismo humano, corresponde a algum processo na natureza, sendo este análogo ou oposto.

A medicação tem por objetivo estimular as forças de auto-curativas presentes naquele próprio organismo:antroposofia-medicamento-antroposófico-farmácia-farmacêutica-farmacêutico-pharmacy-pharmacist-apotek-pharmaceutical um medicamento antroposófico pode agir, de acordo com sua composição, de três modos: (1) estimulando um processo contrário à doença – esta é a maneira alopática de ação, por exemplo, para uma inflamação pode-se usar uma planta que estimule no organismo suas atividades antiinflamatórias; (2) agindo de modo igual à doença e provocando uma reação contrária maior do organismo no sentido da cura – este é um princípio homeopático de ação: aquilo que provoca também pode curar; (3) proporcionando um modelo orientador para o órgão ou sistema doente, levando à sua atividade sadia – este princípio é exclusivo dos medicamentos antroposófico.

Utiliza-se o princípio da dinamização, ou seja, a substância é diluída e agitada de maneira rítmica varias vezes, além também das tinturas das tinturas e extratos secos de plantas. A Anvisa reconhece a medicação antroposófica, dentro da categoria dos dinamizados, assim como a farmácia antroposófica é reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia. Lembrando que a medicina antroposófica não é ALTERNATIVA  e sim COMPLEMENTAR, logo, quando necessário, faz-se o uso da medicação halópatica.

Dra. Marieta Ginecologia e Obstetricia / Medicina Antroposófica / Medicina Chinesa e Acupuntura/Práticas
Bibliografia: Associação Brasileira de Medicina Antroposófica