Acho que estou com dor de cabeça !

ENTENDA

Localizada à frente dos ouvidos, a ATM ou articulação temporomandibular, liga a mandíbula ao crânio, e é formada por ligamentos, tendões, músculos e um disco cartilaginoso, que impede o atrito entre ossos.
Funcionando como uma espécie de dobradiça, é a articulação mais complicada do corpo, já que é bilateral, mas funciona como uma unidade única.

Por sua complexidade, problemas nessa região podem ocorrer.


QUEIXAS FREQUENTES

Dor de cabeça na região temporal ao acordar ou no final da tarde,sensação de rosto cansado, dor  ao mastigar assim como alguns sinais como limitação da abertura de boca,estalos na articulação e zumbido.
Quando apresentado esses sintomas normalmente o último profissional da saúde que é procurado pelo paciente é o dentista, já que muitas vezes essas dores são confundidas com enxaqueca.
Dentro dessas disfunções, podemos destacar o BRUXISMO. Caracterizado pelos movimentos repetitivos de ranger ou apertar os dentes, podendo ocorrer durante o sono ou quando a pessoa esta acordada, afetando tanto crianças como adultos.
No caso do bruxismo diurno o paciente é alertado e orientado pelo dentista como minimizar esses “apertos”, já o noturno é considerado um distúrbio do sono sendo assim de difícil controle, nesse caso para evitar o desgaste do esmalte ou fratura dos dentes é confeccionada uma placa para o bruxismo.

TRATAMENTO

Existem diversos tratamentos, mas devemos alertar não existe cura, e sim controle. O tratamento não depende exclusivamente do profissional, mas um trabalho em conjunto com seu paciente para a eliminar fatores que agravam o problema. Seu dentista pode atuar de varias maneiras para o tratamento, como o uso de laser, aparelhos interoclusais e eventuais medicações.
Dra Andrea Martinez
Clínica Villa Vita Saúde e Odontologia
Rua Sales Júnior,642 – Alto da Lapa
tel.: 38321062/1063

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário