Você sabe identificar a dor de ouvido?
Veja alguns sinais

Close-up of female doctor analyzing girl's ear with otoscope in hospital. Horizontal shot.

• Coceira no ouvido;
  • Irritabilidade e choro fácil;
  • Dificuldade para dormir;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldade para ouvir sons mais baixos;
  • Perda de equilíbrio.Quando há infecção, surgem sintomas como febre acima de 38ºC, mal cheiro perto do ouvido e liquido saindo do canal auditivo. Ao surgir qualquer um desses sintomas a criança ou o adulto deve ir ao médico, no caso, um especificista o otorrinolaringologista.

Saiba algumas das causas mais frequente de dor de ouvido:

• Dor de ouvido e garganta
    Infecção no ouvido que pode se alastrar para garanta, provocando febre acima de 38ºC, dor em forma de pontada e mal cheiro ao falar;

dor de ouvido no avião• Dor de ouvido no avião
    É, frequentemente, provocada pela diferença de pressão que ocorre, principalmente, quando o avião está decolando ou aterrissando. O que se pode fazer é mastigar chiclete ou bocejar nesses momentos. Já no caso do bebê, dar uma mamadeira de água é uma boa forma de aliviar a dor;

dentista e otorrino• Dor de ouvido e mandíbula:

A dor pode indicar problemas na articulação da mandíbula, que geram piora no paciente ao abrir a boca ou quando boceja. Neste caso dois profissionais devem ser consultados, otorrinolaringologista e o cirurgião dentista especializado, no caso o ortopedista.

• Dor de ouvido quando engole:
    Pode ser sintoma de infecção na garganta, como amigdalite ou tonsilite, que provoca dor também no ouvido por ser um órgão próximo.

Além destas causas, a dor de ouvido também pode ser provocada pelo crescimento dos dentes no bebê, nascimento dos dentes do siso no adulto ou problemas nos dentes, como abcesso, cárie ou bruxismo, por exemplo. Nestes casos é recomendado consultar o dentista para diagnosticar o problema e inciar o tratamento adequado.