Osteofitose ou bico de papagaio

Muito mais conhecida como bico de papagaio, a osteofitose é uma doença causada pelo atípico crescimento de tecido ósseo ao redor de uma articulação das vértebras.

dor-nas-costas-71669

Essas alterações, os osteófitos ou bicos-de-papagaio, surgem como consequência da desidratação do disco intervertebral, o que favorece a aproximação das vértebras e torna possível a compressão das raízes nervosas. Na verdade, os osteófitos podem ser considerados um tipo de defesa do organismo para absorver a sobrecarga exercida sobre as articulações e estabilizar a coluna vertebral.

O nome bico-de-papagaio pelo qual a doença se tornou popularmente conhecida deve-se à semelhança dessa expansão óssea com o bico recurvado da ave.

A deformação afeta especialmente as pessoas depois dos 50 anos, mas pode manifestar-se também em pessoas mais jovens expostas aos fatores de risco.

Quais são as causas da osteofitose?
São algumas as causas do bico de papagaio: carga genética, desgaste natural por conta da idade, obesidade, postura incorreta por muito tempo e também o sedentarismo. Em casos menos comuns, o bico de papagaio pode aparecer por conta de doenças reumáticas e traumas na coluna, mas esses casos são mais raros.

Quais os sintomas da osteofitose?

Perda de força nos músculos, diminuição da sensibilidade e fortes dores são os sintomas mais comuns. No entanto, há paciente que sentem formigamento e ficam com os movimentos limitados.

Existe algum tipo de prevenção?

Cuidados sempre existem e para a osteofitose, alguns deles são:
– fique atento à postura;
– evite sobrecarregar a coluna;
– faça exercícios físicos regulares (converse com seu médico para receber a indicação exata de qual atividade praticar);
– procure manter o peso ideal;

Tratamento
Infelizmente não é possível recuperar o desgaste e os danos do disco invertebral. Mas, apesar disso, é possível tratar com analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia e exercícios físicos regulares. Para os exercícios, é fundamental buscar profissionais qualificados, pois a prática da atividade incorreta pode agravar o quadro.

Aqui na Clínica temos ortopedistas!!