Azia é uma sensação de queimação vinda da parte de trás do esterno, um osso localizado na parte anterior do tórax. Ela causa uma dor que às vezes sobe pelo peito e pode se irradiar para o pescoço ou a garganta.
Azia ocasional é comum e não há motivo para preocupação, sendo possível tratá-la por conta própria. Já a azia mais frequente e que interfere na rotina pode ser sinal de algum problema mais grave.
Causas
Normalmente, quando a comida ou a bebida entra no estômago, uma faixa muscular no final do esôfago fecha o órgão, para que seja feita a digestão. Essa faixa é chamada de esfíncter esofágico inferior (EEI). Se essa faixa não se fechar o suficiente, o conteúdo do estômago pode voltar (refluxo) para o esôfago. Esse material parcialmente digerido pode irritar o esôfago, provocando alguns sintomas, entre eles a azia.
Esse refluxo costuma ser pior quando a pessoa deita ou se inclina.
O consumo de certos alimentos também pode favorecer os sintomas de azia. Confira alguns alimentos e bebidas capazes de provocar azia:
- Álcool
- Pimentas
- Chocolate
- Café
- Alimentos gordurosos
- Frituras
- Ketchup
- Mostarda
- Cebolas
- Suco de laranja
- Refrigerantes
- Molho de tomate
- Vinagre
O tratamento do problema pode até incluir o uso de medicamentos, mas os especialistas garantem que só isso não funciona. O método mais eficiente contra a queimação no estômago é a mudança de hábitos tanto em relação à sua dieta quanto à forma como os alimentos são consumidos. Mastigando bem os alimentos, por exemplo, você facilita o trabalho do estômago, que pode produzir menos ácido. Os cuidados são todos muito simples, na verdade, mas fazem uma tremenda diferença na sua digestão.
Azia não é coisa simples, procure um médico e o informe sobre.