Os kits prontos para clarear os dentes ganham cada vez mais evidência nos tempos atuais em que a internet disponibiliza muita informação. Já é possível, por exemplo, comprar online kit para clareamento dentário completo de gel clareador e moldeira com instruções de uso. Farmácias e até alguns supermercados também aderiram a essa febre de venda dos clareadores prontos para uso.
No entanto, é fundamental ter conhecimento de que essa prática é semelhante à da automedicação e pode causar danos graves à saúde bucal, pois o agente clareador é uma substância ácida, disponível em diferentes concentrações. Anteriormente ao uso de um agente clareador é importante que cada caso seja avaliado de forma única e assim, o cirurgião-dentista possa fazer a escolha do agente clareador mais indicado.

dentes brancos

Conheça três dos possíveis danos provocados pelo mal uso dos agentes clareadores:

01. Inflamações
A aplicação do gel clareador em concentrações elevadas pode causar inflamação ou até mesmo úlceras nos tecidos gengivais e tecidos moles da cavidade bucal. As moldeiras utilizadas precisam ser personalizadas, ou seja, fabricadas de acordo com a arcada dentária de cada paciente. Todos esses cuidados são importantes para diminuir o contato desses agentes clareadores com os tecidos moles.

1. Danos ao esmalte dos dentes
    Esse tipo de clareamento, sem acompanhamento odontológico, pode danificar o esmalte, tecido esse responsável pela proteção dos demais tecidos dentários (dentina e cemento) contra elementos externos. Os danos ao esmalte podem acontecer por causa da alta quantidade de peróxido de hidrogênio presente em alguns produtos. Além disso, a ingestão dessa substância pode causar danos à garganta e ao estômago.
  2. Aumento da sensibilidade
    A utilização generalizada dos clareadores dentários podem aumentar a sensibilidade dentinária em pacientes que já possuem essa condição ou podem ainda gerar a sensibilidade dentinária em alguns pacientes.

Portanto, evite experiências com clareamento dentário! Procure um dentista e cuide de sua saúde bucal sob orientação especializada!