Halitose: Mau hálito. Odor desagradável expelido pela boca, podendo ser fisiológico ou indicador de causa sistêmica.

halitose

Quem nunca passou pela situação constrangedora de constatar o mau hálito de uma pessoa no meio de uma conversa? O mau hálito é um problema de impacto social, que causa constrangimento tanto ao portador, que evita o contato com outras pessoas, quanto a quem está por perto e fica sem jeito de manifestar incômodo e buscar distância do mau cheiro.
Cerca de 40% da população brasileira é portadora de halitose crônica e 100% de halitose esporádica. As causas são diversas: mudança de hábitos alimentares, higiene oral incorreta, ingestão inadequada de água, estresse, etc..
Uma das grandes vilãs da halitose é a saburra lingual – uma massa esbranquiçada, formada por células mortas, restos de alimentos e bactérias, que se acumula na língua. É aí que ocorre a eliminação de um gás a base de enxofre que causa o mau hálito.
Realize diariamente, após as refeições, uma boa higienização dos dentes com o uso do fio-dental e escova macia. É muito importante a prevenção às doenças, ou seja, aprender a técnica correta de escovação com o cirurgião dentista.

feche-acima-do-homem-sexy-do-ajuste-e-dos-dentes-de-escovadela-da-mulher-com-escovas-de-dentes-46387599

Para portadores de doenças da gengiva (doença periodontal e gengivite) ou para quem usa aparelho ortodôntico ou próteses removíveis ou totais recomenda-se a utilização de escovas especiais e técnica de escovação especializada.
Fazer refeições regulares, dando preferência a alimentos fibrosos, para estimular uma maior produção de saliva.
Evite o consumo excessivo de alimentos que possam alterar o odor do hálito (alimentos odoríferos):
  • Alimentos com alto teor de proteína e gordura animal (salame, mortadela, etc.);
  • Alimentos com alto teor de enxofre (repolho, couve flor, etc., além de alho e cebola crus ou em excesso);
  • Evitar o consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, especialmente se estiver estressado ou ansioso.

____________________________________________________________________________________________

Clínica Villa Vita – Medicina, Odontologia e Bem Estar

(11) 3832-1062/1062