As lesões bucais podem ser causadas por infecções, podendo ser bacterianas, virais ou fúngicas, ou até mesmo por um fio ortodôntico solto, uma dentadura que não se encaixa ou a ponta de um dente quebrado ou restauração não polida. A seguir você pode conferir algumas alterações bucais mais comuns e algumas dicas que podem lhe ajudar.

Ardência na boca
A sensação de ardência na boca normalmente causa muita dor na língua, palato, gengiva, dentro das bochechas e área da garganta, podendo durar meses ou até anos.
Causa: A determinação da causa não é simples, podendo incluir: deficiências nutricionais, boca seca, candidíase bucal, diabetes, alterações hormonais, determinados medicamentos ou por depressão.
Tratamento: Medicamentos podem ser prescritos para aliviar a sensação de ardência bucal. Você pode reduzir os sintomas, por exemplo evitando bebidas alcoólicas, uso de tabaco, alimentos e bebidas ácidas e picantes, e o estresse.

Candidíase
Conhecida como “sapinho”, é uma infecção causada por fungos que pode ocorrer na boca ou garganta. Os sintomas incluem: manchas brancas, dor de garganta, dificuldade para engolir e rachaduras nos cantos da boca (queilite).
Causa: A candidíase é causada por um fungo e normalmente se desenvolve quando o sistema imune está baixo. Alguns medicamentos, como terapias com esteroides ou quimioterapias para tratamento de câncer, podem aumentar o risco do desenvolvimento desta infecção. Os antibióticos também aumentam esse risco, uma vez que alteram o equilíbrio normal de bactérias na boca.
Tratamento: Os sapinhos são tratados com medicamentos antifúngicos. É comumente observado em pacientes portadores do vírus HIV (causador da AIDS), após terapia de câncer, transplantes de órgãos, diabetes e pessoas que usam dentaduras.

Afta
As aftas aparecem como pequenas lesões de cor branca ou amarela com a borda vermelha, não sendo contagiosa. A afta se manifesta mais frequentemente na boca, língua, áreas internas da bochecha, lábios, gengiva e garganta.
Causa: A causa exata da afta ainda não é clara, porém um trauma ou uma outra lesão na boca podem ser os responsáveis. Outras possíveis causas podem ser a sensibilidade a alguns tipos de alimentos, como os picantes, salgados ou ácidos, deficiência de vitamina B, mudanças hormonais e estresse.
Tratamento:  Geralmente essas lesões desaparecem sozinhas, uma ou duas semanas após seu aparecimento. Entretanto, se doerem, alguns analgésicos tópicos de venda livre e enxaguantes bucais antimicrobianos podem proporcionar alívio temporário.

Herpes labial
O herpes labial causa lesões na forma de bolhas ou de crostas e que normalmente aparecem nos lábios, embora possam desenvolver-se embaixo do nariz ou do queixo. Elas são altamente contagiosas e podem estourar, permitindo que os fluidos das bolhas contaminem outras regiões.
Causa: A herpes labial é causadas pelo vírus do herpes simples (HSV)-1 e é altamente contagiosa. A infecção inicial pelo vírus pode ser acompanhada pelos sintomas de gripe ou resfriado e podem causar bolhas doloridas. Não há cura para a herpes, que pode voltar se o indivíduo tiver febre ou estiver estressado.
Tratamento: As bolhas de herpes labial normalmente somem em aproximadamente uma semana. Analgésicos tópicos de venda livre podem proporcionar alívio da dor. Seu dentista poderá prescrever medicamentos antivirais.

Leucoplasia
A leucoplasia é uma lesão branca que normalmente se desenvolve na língua, dentro da bochecha ou no assoalho da boca. A leucoplasia normalmente não é dolorida ou contagiosa.
Causa: Pode ser o resultado de irritações causadas por restaurações, coroas ou dentaduras mal adaptadas. Outras causas incluem uso de tabaco ou ser portador do vírus HIV (que causa a AIDS) e do vírus Epstein-Barr. Às vezes, a leucoplasia pode evoluir para o câncer bucal, portanto, é importante consultar o seu dentista caso observe o desenvolvimento dessas manchas.
Tratamento: O tratamento começa após a identificação da fonte da lesão. Uma vez que o agente irritante é removido, por exemplo, quando o dentista promove um polimento de uma restauração, ou um ajuste de um aparelho ortodôntico ou ainda quando a pessoa abandona hábitos como fumar, essas lesões devem desaparecer.

Sialadenite
É uma inflamação das glândulas salivares causada por uma infecção bacteriana. Devido ao inchaço da área, a deglutição pode ficar dificultada. Caso essa infecção se espalhe, a pessoa pode apresentar febre, calafrios e mal-estar.
Causa: A sialadenite é uma infecção bacteriana da glândula salivar e pode ser aguda, crônica ou recorrente (quando se repete). Essas infecções ocorrem com maior frequência na glândula parótida.
Tratamento: Hidratação é o primeiro passo no tratamento. Em seguida, podem ser administrados antibiótico, ou encaminhar o paciente para uma cirurgia para drenar a glândula salivar

Abscesso dentário
O abscesso dentário ocorre quando há uma infecção bacteriana na polpa do dente. Os sintomas de um abscesso dentário incluem forte dor de dente, sensibilidade a bebidas ou alimentos quentes e frios, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.
Causa: O abscesso dentário ocorre quando a bactéria invade a polpa dentária e os vasos sanguíneos do dente, podendo se espalhar pela raiz. A infecção bacteriana causa dor, mau hálito e inflamação, podendo também causar um abscesso na ponta da raiz.
Tratamento: Um tratamento de canal pode acabar com a infecção e salvar o dente. Caso o dente não possa ser tratado, um dentista irá extraí-lo e drenar o abscesso para eliminar a infecção. Um antibiótico será prescrito para parar a infecção bacteriana.

Prevenção:
Exames regulares aumentam a probabilidade de encontrar mais rapidamente feridas e infecções suspeitas em sua boca. Nas consultas, informe-se sobre os sintomas e sobre o que fazer caso encontre algo suspeito