cha-para-impotencia-sexualA disfunção erétil (DE), popularmente conhecida como impotência sexual, é a dificuldade persistente de obter e/ou manter uma ereção suficiente para permitir uma atividade sexual adequada, ou seja, que possibilite a penetração vaginal. Não significa DE o fato do homem raramente “falha na hora H”, mas sim quando o problema é recorrente.

DE pode ter origem psicogênica, orgânica ou mista (psicogênica e orgânica) e cerca de 50% dos homens acima de 40 anos têm alguma queixa em relação às ereções.

Alterações hormonais
Tabagismo;
Diabetes mellitus;
Doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica;
Outras doenças crônicas;
Medicamentos: vasodilatadores, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, antidepressivos, ansiolíticosDrogas: maconha, codeína, cocaína, heroína, metadona
Alcoolismo e Cirurgias.

Alguns sintomas iniciais de disfunção erétil:

• Obtenção de ereção está demorando mais tempo que o de costume
  • Perda de ereção em certas posições
  • Ereções matinais menos comuns e menos rígidas
  • Clímax ou ejaculação mais rápidos
  • Ejacular ainda com ereção parcial

O tratamento da disfunção Erétil deve ser personalizado e escalonado, obtendo resultados muito bons dessa forma. Temos a disposição varias opções terapeuticas que inicia-se com medicações via oral ou sublingual, associado ou não a reposição hormonal, Terapia intra cavernosa (aplicações penianas) e por fim a cirurgia com colocação de próteses penianas. Cada um desses tratamentos com indicações específicas a depender do caso.

Clínica Villa Vita Saúde e Odontologia
Dr. Marco Túlio Cavalcanti – Urologista