O critério de indicação de diferentes escovas para cada fase da vida deve estar baseada no tamanho e formato dos maxilares e dentes. Conforme a criança cresce, é preciso adaptar a escova para facilitar a higienização.
Entre 3 meses e 1 ano de idade
A primeira escova dental dos bebês, deve ser usada a partir do momento que os bebês já tiverem coordenação motora suficiente para segurar objetos (aproximadamente 3 meses a 1 ano de idade).
A partir da erupção dental até 6 anos de idade
As escovas infantis são indicadas logo após a erupção dos primeiros dentes decíduos (entre 5 e 9 meses de vida) até o início da erupção dos dentes permanentes (entre 5 ou 6 anos de idade).
Estas escovas devem apresentar características específicas como a presença de uma cabeça pequena e anatômica; cerdas arredondadas, polidas e ultra macias; e um cabo com textura macia, que se adapte facilmente às mãos.
Entre 7 e 14 anos de idade
A escova deve ter uma cabeça pequena, porém, com um formato mais oval para proteger ainda mais as gengivas e bochechas durante a escovação. As gengivas nesta faixa etária são um pouco mais resistentes. Assim, pela rapidez com que os adolescentes escovam os dentes, pode-se usar cerdas ligeiramente mais rígidas para melhorar a eficiência, porém, sem machucar as gengivas.
Lembrando que em todas as fases da criança é super importante o acompanhamento com odontopediatra.