Confira o artigo sobre como combater a TPM que nossa Nutricionista Funcional escreveu para o site da revista Lunna:

É possível combater a TPM!

Quem sofre de tensão pré-menstrual sabe como ela é desagradável e, ao mesmo tempo, difícil de lidar. É nessa época do mês que a gente fica inchada, o nosso humor fica instável e, para muitas mulheres, bate aquela vontade doida de comer doces, principalmente chocolates. Ninguém inventou ainda uma maneira de acabar com a TPM de forma milagrosa, mas vários estudos já indicaram pequenos gestos que, em conjunto, são capazes de amenizar os sintomas – e fazer da nossa vida nesse período mais feliz.


Uma dica importante é você praticar exercícios físicos. Use e abuse da esteira, bicicleta e outras opções de atividades aeróbicas. Não gosta de academia ou de ficar suando feio louca? Não tem desculpa: saiba que exercícios de relaxamento, como ioga e meditação, também ajudam a aliviar os sintomas, já que aumentam a oxigenação no cérebro e ajudam a equilibrar a serotonina.
Alimentos ricos em Ômega 3 (como salmão, trutas, soja, linhaça e nozes) e Ômega 6 (óleo de milho, de algodão e de girassol e carnes em geral) ajudam a regular as variações de hormônios e a irritabilidade (aquela vontade de chorar loucamente ou de brigar com o seu namorado, só porque você quebrou a unha, sabe?). Mas, para fazerem efeito, devem ser consumidos durante o mês todo, como explica a nutricionista funcional Mariana Duro, da clínica Villa Vita: “Alguns alimentos Ômega 6 atuam inclusive como anti-inflamatórios, e além deles, gengibre, açafrão e goiaba vermelha. Mas devem ser consumidos com frequência, ao longo do mês, para que o efeito desejado aconteça. De forma equilibrada, eles ajudam a controlar inclusive a cólica menstrual”, diz a especialista.
Muitas mulheres também recorrem à homeopatia, uma forma mais natural para amenizar os transtornos desse período. Neste caso, o ideal é consultar um homeopata, que vai indicar a melhor combinação de compostos para as suas necessidades. Ainda quando pensamos em maneiras naturais de tratar a TPM, você pode incluir chás no seu dia a dia, pois eles ajudam a combater a retenção de líquidos. As dicas são o chá de camomila com hortelã, o de salsa ou o de hibiscos e cavalinha.
Outra recomendação muito importante é em relação à alimentação. Ingerir mais frutas, verduras e legumes na TPM é importante porque esses alimentos são ricos em fibras e em água. Eles ajudam nosso intestino a funcionar melhor e aí, como consequência, diminui nossa sensação de inchaço. Com a mesma intenção, é importante reduzir o consumo de sódio, porque ele faz o corpo reter muito líquido.
E sobre a nossa necessidade de comer doces no período (quem nunca disse “eu preciso de um chocolate!!!” que atire a primeira pedra!), um alerta: doces em geral vão saciar a depressão e a ansiedade apenas momentaneamente, porque liberam serotonina. Para ajudar a combater esses sentimentos, anote a dica da nutricionista Mariana: “Prefira a banana, o chocolate amargo (ricos no aminoácido triptofano), o abacate e os cereais integrais (fontes de magnésio), além de feijões, lentilha e o grão de bico (por possuírem complexo B). É uma maneira saudável de evitar o stress da TPM e os quilos na balança com o passar do tempo”, recomenda.

Link: http://revistalunna.com.br/bem-estar/e-possivel-combater-a-tpm/

Texto: Carol Baggio/Colaboradora
Foto: PureStockX/DIOMEDIA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário