O que é?
Brotoeja é o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas sudoríparas, o que impede a saída do suor. Ambientes quentes e úmidos, o excesso de roupas e agasalhos assim como febre alta favorecem o aparecimento de lesões.Elas aparecem sob a forma de pequenas bolhas de água.

Sinais
A brotoeja é mais comum em crianças e bebês, mas também pode acometer adultos. Entre os sintomas estão  prurido (coceira) e queimação são sintomas.

Tratamento
O tratamento da brotoeja leva em conta as características das lesões, o local onde se instalaram e a idade do paciente. Em crianças pequenas, por exemplo, restringe-se a medidas para refrescar a pele, a fim de evitar a transpiração excessiva, com o objetivo de aliviar o desconforto e melhora das lesões. É importante manter o ambiente fresco e ventilado, usar roupas leves e tratamentos tópicos. No entanto, nos casos mais  há indicação de medicamentos como corticoides e antibióticos se infecção secundária.

Prevenção
Evite muita roupa, principalmente em dias quentes e em crianças. Se houver propensão à brotoeja evite atividades que façam suar. Manter o ambiente fresco e arejado no verão também é uma dica.

Sempre que possível, use roupas de algodão ou fibra natural, roupas sintéticas costumam reter o calor e o suor.

Caso você note algum sinal de brotoeja, procure um medico dermatologista para orientações.

Clínica Villa Vita Medicina e Odontologia
Rua Sales Júnior, 642- Alto da Lapa – São Paulo