É impossível negar os vários benefícios da atividade física na terceira idade e já existem muitas evidências científicas deste fato! E é por sua visceralidade que o post de hoje é dedicado a sabermos mais sobre o assunto. Já sabemos que a prática regular de qualquer atividade física, sempre traz vantagens tanto para a saúde mental quanto física de todos nós, em qualquer que seja a etapa da vida. Mas, neste post, falaremos especificamente das vantagens para esse momento do envelhecimento.
Quando uma pessoa da terceira idade realiza (só para não esquecer: sempre com acompanhamento médico!!) treino de força muscular, os benefícios são:
Melhora no equilíbrio;
Melhora e ingestão alimentar;
Melhora da segurança para andar;
Preserva e melhora a densidade óssea;
Controla os efeitos da depressão;
Auxilia no controle de problemas cardíacos e diabetes;
Uma situação bastante comum e preocupante para essa etapa da vida é com relação às quedas. Elas costumam acontecer causadas por pouca força, falta de equilíbrio, problemas de visão ou doenças cardiovasculares. E além dos benefícios que já descrevemos acima, a prática de exercício físico frequente atua positivamente contra as queda, da seguinte forma:
Fortalece os músculos das pernas e costas;
Melhora os reflexos e coordenação motora;
Melhora postura;
Aumenta flexibilidade;
Mantém o peso;
Dados de alguns estudos, já apontam que pessoas de terceira idade que praticam atividades físicas, reduzem em até 25% a chance de doenças cardiovasculares, 10% o risco de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais.
Converse com seu médico e mãos á obra!