Muitas reflexões surgiram durante essa pandemia, acredito que para todos nós, e muitas estão relacionados a valores, propósito e sentido de vida, assim como satisfação e outras preocupações.
A quarentena está aí, mas algumas limitações que estamos tendo podem nos levar a novas possibilidades. Ao invés de ver somente o que de mal ela nos traz (como o distanciamento social), podemos usá-la como oportunidade para criar novos hábitos que contribuam para o equilíbrio emocional e para a prevenção de doenças e problemas, que podem ser potencializados na quarentena.
Mesmo na pandemia, alguns fatores para se viver melhor podem estar presentes. É hora de desenvolver qualidades humanas positivas e usar a pandemia para ir além. Dentre eles, podemos citar:
– conexão com outras pessoas – Os relacionamentos são importantes para o nosso bem-estar, e isso, mesmo diante da impossibilidade de encontros, pode ser vivenciado através de ligações por vídeo, ou mesmo telefone. É muito importante estar conectado com as pessoas. Somos seres sociais, precisamos do outro, e saber ouvir e ser ouvido.
– otimismo – Importante em tempos difíceis é acreditar que tudo isso vai passar, de uma forma ou de outra. “Até mesmo a hora mais sombria tem 60 minutos” (Morris Mandel). Isso é acreditar no futuro.
– vivência de algum grau de prazer ou satisfação – Viver algo com satisfação e prazer, é mais fácil do que se pensa. É saborear o seu momento, reservar um momento para si, ou mesmo com alguém, e fazer algo, por mais simples que pareça, mas que você se faça bem.
A pandemia está aí, uma realidade mundial, então vamos tirar proveito dela, mudando algumas atitudes, vendo as coisas sob outra perspectiva, com novas metas, e desenvolvendo adaptação e resiliência.
Vamos cuidar de nossa saúde mental!
Leda Zoéga Parolo
Psicologa