BEBÊS PODEM CHORAR DE DUAS A TRÊS HORAS SEGUIDAS EM UM PERÍODO DE 24 HORAS E CONVIVER COM ESSE BARULHO NÃO É FÁCIL. ESSAS ESTRATÉGIAS PODEM ACALMAR VOCÊS DOIS

Alguns bebês passam os primeiros seis meses de vida chorando muito: eles choram porque estão com fome, estão molhados, porque estão cansados ou até entediados. Eles podem mudar aquela expressão suave e tranquila para momentos de puro sofrimento em segundos: o rosto vai ficar vermelho, eles vão sentir dificuldade para respirar e você vai entrar em desespero.

Nós tentamos de tudo para fazer os bebês melhorarem: fralda trocada, abraços, comida na hora certa, água, massagem… Mas, muitas vezes, nada disso funciona e quem acaba em prantos somos nós. Pensamentos como “O que há de errado com meu bebê?” logo são substituídos por “O que há de errado comigo?” e nós sentimos que estamos falhando na missão de ser mãe.

“Para os pais de primeira viagem, descobrir o que cada choro significa pode ser desafiador, frustrante e até assustador”, diz Rallie McAllister, terapeuta familiar em Kentucky, nos Estados Unidos. “Se os pais não são capazes de identificar imediatamente o porquê do choro, eles ficam com medo de que haja alguma coisa errada com a parte física do bebê”, diz ela.

Uma criança inconsolável também pode fazer qualquer pai ou mãe se sentir importante, de acordo com Crystal Clancy, terapeuta familiar especializada em saúde mental de recém-nascidos.

1) Balance o bebê e faça sons

Balançar o bebê em seus braços de um lado para o outro com suavidade vai acalmar o bebê. Muitos estudos mostram que o balanço ativa o sistema nervoso para que o coração bata mais devagar e os músculos relaxem. Ao mesmo tempo, o som da sua voz vai fazer o bebê ficar focado em você em vez de continuar chorando.

2) Cante muitas músicas

Não se limite às canções de ninar. Diferentes sons estimulam o bebê, incluindo aqueles que você gosta. Pop, reggae e até rock podem fazer parte do repertório e logo seu filho vai escolher o ritmo que mais agrada (cuidado com o volume das músicas, para não agredir o ouvido sensível do bebê). Assim como o balanço, a música tem o poder de acalmar o sistema nervoso.

3) Mostre a ele como é se ouvir

Experimente gravar o som do seu bebê chorando e depois coloque para ele mesmo ouvir. Ele vai ficar tão fascinado com o som do próprio choro que vai se concentrar e parar de chorar. Muitos bebês estão tão focados no choro que nem percebem que o problema já foi resolvido, por exemplo, quando a fralda suja já foi trocada. Mas uma distração surpreendente, como o som do próprio choro, faz o bebê esquecer o que estava deixando-o chateado.

 

4) Desligue as luzes

Colocar o bebê em um quarto escuro e silencioso muitas vezes é o jeito mais efetivo de acalmá-lo. Os bebês podem facilmente se sentem superestimulados com barulhos e luzes do dia a dia. Afinal, antes de eles nascerem, o ambiente que ocupavam era escurinho e calmo. Bloquear os estímulos pode deixá-los mais calmos.

5) Mude de cenário

Tente levar seu bebê chorão para outro ambiente diferente daquele onde o choro começou (e não quer parar mais). Ele vai se interessar pelo novo ambiente e se distrair. Pode ser até que o bebê mude o humor, dependo do caso.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário