Roer as unhas pode ser um hábito difícil de abandonar — mas se você não abandonar, sua saúde dental pode sofrer muito mais do que a sua manicure.
Segundo a Academy of General Dentistry, crianças ou adultos que roem as unhas podem fraturar, lascar ou desgastar os dentes anteriores por conta do estresse causado pelo hábito. E aqueles que usam aparelhos ortodônticos criam para seus dentes um risco ainda maior de reabsorção radicular (um encurtamento das raízes) ou perda dental, uma vez que os aparelhos já expõem os dentes a uma pressão aumentada.
Um estudo no periódico General Dentistry também relatou que pacientes que roem as unhas, mastigam lápis ou apertam os dentes podem apresentar risco aumentado de bruxismo — ação não intencional de ranger ou apertar os dentes que pode causar dor facial, dores de cabeça, sensibilidade dentária, retração da gengiva e perda dental.
Outros riscos para a saúde dental dos roedores de unhas podem incluir feridas, lacerações dos tecidos gengivais provocadas pelos bordos cortantes das unhas e contaminação por bactérias de outras partes do corpo levadas à boca e da boca levadas ao leito da unha ou corrente sanguínea.
Os pacientes podem achar que usar um protetor bucal pode deter o hábito e ajudar a evitar mais danos aos dentes. Alguns dentistas também ajudam o paciente a usar técnicas de terapia, como aprender a repousar a língua para cima com os dentes afastados e os lábios cerrados para evitar danos aos dentes.
Fonte: Colgate