O verão esta chegando e com ele muitas viagens programadas para a praia, sítios e lugares abertos em contato com a natureza. Durante esse período é muito comum a criança sofrer alguma picada de inseto. Você sabe quais os procedimentos que devem ser tomados? Veja abaixo.
• O que é a picada?
Ao picar ou ferroar, os insetos injetam veneno junto, responsável pela coceira e inchaço no local. Apesar de não ser grave, o fato é que essas picadas incomodam. Coçar a região pode fazer o veneno espalhar e aumentar a coceira ainda mais.
• Sintomas
A picada de insetos pode causar dor e desencadear uma reação alérgica. E a gravidade desta reação irá depender da sensibilidade ao veneno. A maioria das reações é leve, provocando coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias. Uma reação tardia pode desencadear febre, urticária, dor nas articulações e inchaço nas glândulas.
Quando são reações leves e corriqueiras o tratamento é simples.
Veja algumas dicas: Se houver muitos insetos na região, um enxame, ou algo do tipo, dirija-se a uma área segura para evitar mais picadas; se houver ferrão preso à pele, retire-o. Esta atitude impedirá que mais veneno seja liberado. Lave a área com água e sabão; uma compressa fria pode reduzir a dor e o inchaço; analgésicos podem aliviar a dor das picadas; cremes tópicos podem aliviar a coceira, como loção de calamina ou aqueles que contêm aveia coloidal ou bicarbonato de sódio, enquanto outros ajudam a controlar a dor. Reações alérgicas podem provocar náuseas ligeiras e cólicas intestinais, diarreia, inchaço local.
Já as reações graves podem progredir rapidamente. Acione um serviço de emergência ou dirija-se rapidamente ao pronto socorro caso apresente os seguintes sintomas:
- dificuldade em respirar;
- inchaço dos lábios ou garganta;
- desmaio;
- tontura;
- confusão;
- batimento cardíaco acelerado;
- urticária;
- náuseas, cólicas e vômitos.
Enquanto se encaminha para o atendimento médico, alguns procedimentos podem ajudar e até salvar o paciente. Veja se há remédios para tratar um ataque alérgico. Normalmente pessoas muito alérgicas, possuem tal medicação. Se houver, siga as instruções de aplicação; Vire a pessoa de lado para que ela não sufoque caso vomite ou haja sangramento nas vias aéreas; afrouxe as roupas apertadas e cubra a pessoa com cobertor; não dê nada de beber; fique atento a todo tipo de reação que a pessoa possa ter, mantenha-se alerto à pulsação. Tudo isso pode ajudar na hora que chegarem ao pronto-socorro.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia [ Disponível em: http://www.sbd.org.br/orientacoes/picada-de-insetos/]