Muito se tem falado ultimamente sobre Mindfulness. Mas o que é isso?
Lêda Zoéga Parolo– Psicóloga Clínica
É conhecido também como “atenção plena”. É estar em uma experiência, em uma situação, sem julgamento e com atitude aberta. É o estar por inteiro naquilo que faz. É estar com o filho e não estar com o celular junto, checando cada coisa que chega. É poder ler um livro e nem perceber o tempo passar, pois está focado nele. É trabalhar o dia inteiro e chegar ao fim do dia com uma sensação boa, pois estava absorvido naquilo que estava fazendo. É viver o momento presente. É estar mais consciente sobre o que está acontecendo em você, internamente e também ao seu redor. Você se conhece melhor e começa a se conectar melhor com os outros e o mundo. Afeta como você vive.
Você já se questionou se é capaz disso? É uma técnica que pode ser aprendida , e pode ser útil na sua saúde física e mental, e em vários aspectos do seu dia a dia, trazendo muitos benefícios.
Na correria do dia estamos sempre ligados ao futuro e ao passado, e deixamos de viver intensamente o presente. Isso cria ansiedade, stress, problemas emocionais.
Se você passa o dia no piloto automático, você não está completamente ali.
As atividades diárias podem ser poderosas para essa prática.
Simples dicas para o seu dia a dia:
- Faça uma coisa de cada vez, ao invés de ser m
ultitarefas, e faça isso com prazer. - Ao comer, saboreie a comida e sem o celular ou algo que o distraia por perto, observe a comida e coma em pequenas mordidas. Fique consciente do que está comendo.
Existem muitas outras formas de praticar mindfulness no seu dia a dia. Comece por estas e você verá a diferença.
Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela difusão do mindfulness, define:
“Mindfulness significa prestar atenção de forma específica; com propósito, no momento presente, e sem julgamento. “