Monilíase é uma infecção oral causada por fungo – Cândida albicans.
O bebê com monilíase oral apresenta lesões brancas na língua, céu da boca e gengivas. É mais comum até o segundo mês de vida, mas não esta restrito a esta faixa etária.
O choro intenso é decorrente da dor que a infecção pode causar e chega a atrapalhar a mamadas.

Porque bebês tem sapinho?


O fungo está presente no sistema digestivo de todos, porém, algumas desordens (infecções, acidez de alimentos e uso de antibióticos) e também uso de mamadeiras e chupetas podem levar a infecção.
O tratamento será prescrito pelo pediatra e envolve a limpeza oral e aplicação de antifúngicos. A mãe deve lavar os seios com água antes e após as mamadas e o mesmo medicamento aplicado na boca do bebê pode ser aplicado nos mamilos. A esterilização dos bicos e objetos utilizados pelo sapinhobebê também são eficazes no tratamento.
Para evitar o sapinho a limpeza da boca com gaze e água filtrada após as mamadas está indicada e mais uma vez a esterilização dos bicos esta indicada.
O seio materno deve estar sempre seco, pois a umidade favorece a proliferação de fungos.
O sapinho costuma durar uma semana e não traz riscos à vida do bebê. Em casos de recusa a alimentação, perda de peso, prostração ou queda do estado geral, o bebê deve ser novamente levado ao pediatra.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário