O suor é fundamental para o controle da temperatura interna do organismo. Algumas pessoas, no entanto, manifestam uma sudorese excessiva (ou hiperidrose) que interfere em seu convívio social.
Um recurso usado para paralisar a hiperidrose por um determinado tempo, é a Toxina Botulínica. Quando aplicado na pele, a Toxina Botulínica desliga o nervo da glândula sudorípara. É como se desligasse a luz no interruptor da parede.
O nervo fica absolutamente normal e a glândula de suor também, mas não há passagem do estímulo que provoca o suor. Como a Hiperidrose é apenas uma abundância de suor, a Toxina Botulínica é capaz de abolir temporariamente a Hiperidrose.
Como o nervo fica íntegro e a glândula de suor também, após um período de tempo, que depende do local onde a Toxina Botulínica foi aplicada no corpo, ocorre uma religação do nervo na glândula, e o estímulo nervoso volta a agir e o suor retorna. Mas a a Toxina Botulínica pode ser reaplicada, sendo assim desaparecimento da Hiperidrose vai novamente ocorrer.
Dra. Fulvira Ricci
VillaVita Medicina e Odontologia
Tel.: 38321062
www.clinicavillavita.com.br