São lesões formadas pelo estiramento da pele, quando este é exagerado ou devido a alterações hormonais. Possuem a aparência de “riscas” na pele e surgem geralmente nas coxas, quadris, nádegas e, em mulheres grávidas, no abdômen.

No início, as estrias são vermelhas ou rosadas, e após a cicatrização, tornam-se esbranquiçadas.

A alimentação e exercícios são fatores que proporcionam o surgimento delas, pois modificam as condições cutâneas. A gravidez é outro motivo que contribui para essas lesões, causadas tanto pelo estiramento da pele devido ao crescimento da barriga e ganho de peso, como pelas alterações hormonais.

As estrias aparecem entre 50% e 90% das mulheres grávidas, a partir do quarto mês de gestação. Poucas mães não desenvolvem as lesões, pois possuem uma genética privilegiada que proporciona mais flexibilidade e resistência da pele. 

PREVENÇÃO

As estrias não tem tratamento definitivo, mas é possível preveni-las. Confira abaixo algumas dicas para evitar o surgimento dessas lesões durante a gestação:

  • Assim que souber da gravidez, procure orientação médica para começar o tratamento com cremes específicos  auxiliares na prevenção de estrias;
  • Fique atenta a seu peso. Evite ganhar mais peso do que é recomendado (15 quilos), pois quanto mais rápido o aumento, mais rápido a pele se distende;
  • Pratique exercícios moderados e mantenha uma dieta balanceada;
  • Modere o consumo de frituras, sal, gorduras, refrigerantes e doces;
  • Use roupas leves e confortáveis;
  • Descanse sempre que puder. Não que isso  influencie diretamente na prevenção das estrias, mas você estará sempre melhor com você mesma, o que contribuirá para sua saúde e para a saúde do seu bebê.

CONVIVENDO

Para evitar o aparecimento das estrias, a alimentação é fundamental.

Abaixo indicamos algumas sugestões de alimentos que ajudam a manter a saúde da pele durante a gestação.

  • Aumente a ingestão de alimentos integrais no seu dia a dia, pois eles favorecem a digestão e eliminam toxinas;
  • Consuma azeite extra virgem, cereais (ex: semente de linhaça), sucos de frutas e chás (ex: verde);
  • Combata o envelhecimento precoce da pele com frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas A, C e E;
  • Beba todos os dias uma média de 2 litros de água, que ajuda na hidratação da pele.

Vitamina A: pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como o fígado, gema de ovo, leite e derivados, além dos vegetais verdes-escuros e frutas amarelo alaranjadas.

Vitamina C: encontrada especialmente em frutas cítricas, como a laranja, a acerola e o limão.

Vitamina E: presente no óleo de milho, de soja, de girassol e também no gérmen de trigo, amêndoas e avelãs.

Fonte:

THOMAS, R. G. R.; LISTON, W. A. Clinical associations of striae gravidarum.Journal of Obstetrics & Gynecology, v. 24, n. 3, p. 270-271, 2004.

TAAVONI, Simin et al. Effects of olive oil on striae gravidarum in the second trimester of pregnancy. Complementary therapies in clinical practice, v. 17, n. 3, p. 167-169, 2011.

GHASEMI, A. et al. Striae gravidarum: associated factors. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, v. 21, n. 6, p. 743-746, 2007.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário