Culturalmente, a mulher é conhecida por cuidar mais da saúde, viver mais e com mais qualidade. Mas, felizmente, com a evolução dos tempos muita coisa mudou, muitos papéis estão sendo redistribuídos e temos visto muito mais homens preocupados com sua saúde, seu bem estar e sua qualidade de vida.
Essa preocupação inclui a saúde sexual e reprodutiva, contudo muitas vezes o homem não sabe nem por onde começar a cuidar da sua saúde.
Para esses, fizemos esse artigo com algumas dicas para melhorar a saúde sexual masculina, com medidas simples que podem fazer toda a diferença, psicologicamente e fisicamente, ajudando diretamente na qualidade da vida sexual e na felicidade do casal.
Dicas para melhorar a saúde sexual masculina
Dentre as medidas que podem ser tomadas para que o homem melhore sua saúde sexual, estão:
– Prática de atividade física: o exercício cardiovascular ajuda o corpo a ficar em forma e prepara o sistema cardiovascular para o esforço necessário durante o ato sexual. 30 minutos de atividade aeróbica por dia pode ajudar a melhorar seu desempenho sexual e sua libido; Pode experimentar!
– Ter uma alimentação balanceada: uma alimentação leve e equilibrada deixa a organismo mais disposto, cheio de energia e nutrientes prontinhos para serem gastos em atividades mais prazerosas.
– Reduza o estresse: procure fazer algum esporte que te relaxe, ou ter alguma atividade de lazer ao longo da semana. O estresse tem efeito negativo na nossa disposição e na libido, prejudicando a capacidade sexual.
– Envolva sua parceira no processo: o sexo não é uma via de mão única e sim um ato que envolve dois indivíduos. Quando o sexo é prazeroso para os dois, ele flui melhor e o desempenho melhora. Conversar com a parceria sobre estresse e preocupações também ajuda. Experimente!
– Procure ajuda quando achar necessário: diversos problemas podem atrapalhar a saúde sexual, desde disfunções eréteis a problemas psicológicos. Não hesite em procurar a ajuda de um profissional quando necessário, ou mesmo considerar o uso de medicações, quando indicada por um médico, é claro. Problemas de saúde são reais e podem prejudicar diversas funções do nosso corpo, inclusive a sexual. Saber que a maioria deles tem tratamento é o primeiro passo para fazê-lo procurar ajuda!