O câncer de estômago é um tumor maligno que pode afetar qualquer parte do órgão e que, geralmente, é iniciado por uma úlcera, que gera sintomas como azia, dor no estômago, perda do apetite e emagrecimento, por exemplo.
Porém, na maioria dos casos o câncer se desenvolve sem causar qualquer tipo de sintoma óbvio e, por isso, acaba sendo diagnosticado numa fase muito avançada, quando as chances de cura já são baixas. Assim é importante estar muito atento ao surgimento de qualquer sintoma que possa alertar para este problema como:
- Azia constante;
- Dor na barriga frequente;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Sensação do estômago cheio, após as refeições;
- Perda de apetite;
- Fraqueza e cansaço;
- Vômito com sangue ou sangue nas fezes;
- Emagrecimento sem causa aparente.
Estes sintomas podem ser comuns a outros problemas de saúde, como um vírus no estômago ou úlcera e, só o médico pode fazer o diagnóstico correto e confirmar a doença, através de exames, como ressonância magnética e endoscopia com biópsia.
Tipos
O câncer de estômago se apresenta, geralmente, em três tipos distintos: adenocarcinoma (correspondente a 95% dos casos), linfoma (3% dos casos) e leiomiossarcoma (2%).
Adenocarcinomas são um tipo maligno de tumor que acometem células secretoras e que podem acontecer em qualquer parte do corpo. Já os linfomas são um tipo específico de tumor que afeta células do sistema linfático. Um leiomiossarcoma, por sua vez, é um tipo de tumor que afeta os tecidos que dão origem aos ossos e músculos do corpo.
Causas
Não se sabe ao certo o que causa o câncer de estômago, mas sabe-se que há uma forte correlação entre a infecção pelo H. pilory, uma dieta rica em sal e em alimentos defumados e em conserva e o desenvolvimento de câncer gástrico.
Em geral, o câncer de estômago começa quando ocorre um erro no DNA da célula. Essa mutação faz com que a célula cresça e se multiplique rapidamente. As células cancerosas acumuladas formam aquilo que chamamos de tumor, podendo invadir outras partes do corpo também, podendo se espalhar por todo o organismo.
Fatores de risco
Os médicos apontam alguns fatores como de risco para o desenvolvimento de um câncer no estômago. Veja:
- Alimentar-se por uma dieta rica em alimentos salgados, defumados e em conserva
- Ter uma dieta pobre em frutas e legumes
- Comer alimentos contaminados
- Ter histórico familiar de câncer de estômago
- Ter uma infecção por Helicobacter pylori
- Sofrer de uma inflamação do estômago a longo prazo
- Ter anemia perniciosa
- Ser fumante
- Apresentar pólipos do estômago