O sistema imunológico é responsável pela defesa do nosso organismo contra invasores externos, que podem ser bactérias, fungos e vírus.
Quando esse sistema está afetado, as chances de contrair algum desses microrganismos são maiores.
Nesse atual estado de pandemia da COVID-19, é necessário que tenhamos mais cuidado com a nossa imunidade e algumas práticas podem ser essenciais para nos ajudar com isso.
Alimentação
Não existe nenhum alimento ou vitamina capaz de combater o novo coronavírus, porém alguns alimentos que ingerimos podem fortalecer o nosso sistema imunológico. O bom funcionamento do sistema imunológico ajuda a combater infecções, mas não dificulta a contaminação em si. Ajudando nosso organismo a se defender da infecção.
Muitas vitaminas e sais minerais exercem ação antiviral e todas podem ser encontradas em alimentos que devem ser prioridade nesse momento.
Dentre estes sais minerais, infectologistas dizem que o selênio atua contra o vírus aviário, e o ajuda na não transmissão do novo coronavírus, SARS-CoV-2.
Os alimentos ricos em selênio são:
- Castanha do Pará (principal fonte de selênio)
- Farinha de Trigo
- Ovo
- Frango
- Carne Bovina
- Feijão
- Queijo
O Zinco podemos encontrar em:
- Ostras e frutos do mar
- Carne de todos os tipos, principalmente vermelha
- Sementes de abóbora
- Amêndoas
Devemos lembrar a importância de consumir alimentos ricos em vitaminas A, B, C, D e E, como:
- Gengibre
- Linhaça
- Aveia
- Brócolis
- Soja
- Mel
É importante ressaltar que estes compostos podem trazer efeitos nocivos para a saúde caso sejam ingeridos em excesso. Busque inseri-los na alimentação, seguindo uma dieta balanceada.