Passar manteiga de cacau pode ser uma boa solução para manter os lábios hidratados e macios, combatendo o ressecamento e as rachaduras que podem estar presentes.
Usar um batom incolor com filtro solar FPS 15 também é uma boa ajuda para proteger os lábios, especialmente nos dias frios ou quando vai se expor ao sol. Outras boas soluções para combater os lábios ressecados e rachados é aplicar uma fina camada de:
- Cera de abelha;
- Óleo de amêndoa;
- Batom com manteiga de karité;
- Batom com vitamina E;
- Vaselina;
- Lanolina;
- Azeite de oliva;
- Gel de babosa, basta cortar a folha e aplicar nos lábios deixando atuar cerca de 20 minutos;
- Creme bepantol;
- Óleo de coco;
- Banha de porco ou de ovelha;
- Misturar 1 colher de cera virgem, derretida em banho-maria, com 1 colher de óleo de amêndoas e depois guardar num pequeno recipiente.
Quando os lábios estiverem novamente íntegros, sem rachaduras, também é indicado fazer uma esfoliação 1 vez por semana. Uma boa forma caseira é esfregar nos lábios 1 colher de café de mel misturado com açúcar, fazendo pequenos movimentos circulares. A seguir deve-se hidratar muito bem os lábios com algum dos bálsamos acima citados.
Confira como preparar alguns hidratantes labiais caseiros
O que pode deixar os lábios ressecados e rachados
O ressecamento dos lábios pode ser causado por situações como:
- Desidratação: Pode ocorrer por não beber água suficiente, mas a principal causa é a transpiração excessiva.
- Hábito de lamber os lábios: A saliva é ácida e ao entrar em contato constante com os lábios este ficam ressecados e podem se tornar rachados;
- Tempo frio: No outono e no inverno o tempo fica mais seco e os lábios podem ficar tão ressecados que podem descamar e rachar porque não tem células gordurosas para o proteger.
- Exposição solar: Acontece quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol sem proteção solar na boca, o que acaba queimando os lábios e deixando-os ressecados;
- Respirar pela boca: A passagem do ar pela boca resseca ainda mais os lábios e estes podem ficar secos e rachados.
- Durante o tratamento de radioterapia na região da cabeça e do pescoço: Porque a radiação tende a remover ainda mais a camada de água que protege os lábios.
- Pasta de dente com lauril sulfato de sódio: Essa substância é irritante e pode deixar os lábios ressecados logo após os escovar os dentes;
- Falta de vitamina B: Ingerir pouca vitamina B, presente em frango, abacate, banana e feijão, também favorece o surgimento dos lábios ressecados.
- Excesso de vitamina A: Consumir doses excessivas de vitamina A, presente em manteiga, queijo, ovos e cenoura, pode deixar os lábios rachados, mas a pele também tende a ficar muito alaranjada.
- Psoríase: A pessoa com psoríase tem muito mais chance de ter os lábios ressecados
- Remédios para acne, como tretinoína;
- Usar batom mate de longa duração, que tenha chumbo em sua composição;
Assim, além de evitar todas estas causas também é importante não usar batons 24 horas, beber bastante água e não molhar os lábios com saliva.
Lábios ressecados e rachados no canto da boca
A queilite é o nome da condição onde surge uma feridinha no canto da boca, que fica dolorida e a pele fica muito seca e até descama, dificultando abrir a boca. Isso acontece devido ao crescimento excessivo de fungos, ou bactérias, devido ao hábito de lamber os lábios constantemente.
Para combater pode-se usar uma pomada cicatrizante, indicadas pelo médico ou dentista, como Omcilon, por exemplo. Passar um pouquinho de aloe vera também é um ótimo remédio caseiro para ferida no canto da boca.
.