Em tempo de combate ao novo coronavírus, você não pode esquecer dos cuidados com a higiene e evitar lugares de aglomeração bem como evitar circular gripado para não transmitir o vírus a pessoas que possam estar com a imunidade baixa. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a fonoaudiologia também pode ser uma forma de prevenção e combate ao novo coronavírus.
Alguns exercícios orofaciais que ajudam a minimizar dores na garganta, melhorar a deglutição dos alimentos e também melhorar questões respiratórias de pessoas que tenham sintomas de gripe.
Separamos algumas orientações para você aplicar na sua vida.
Confira:
– Evite gritar, sussurrar e tente não tossir muito evitando danos as pregas vocais podendo ate aumentar o processo inflamatório;
– Não descuide da higiene oral escovando bem os dentes;
– Beba bastante água e faça gargarejo com já conhecido método, como água e sal;
– Evite frutas ácidas e também alimentos muito gelados ou gordurosos;
Manter-se hidratado para não ter a saliva espessa, mastigar bem os alimentos, seguir orientação médica e nutricional para recuperação da imunidade e por fim uma outra dica é o uso do laser terapêutico na corrente sanguínea uma técnica conhecida como ILIB que já tem estudos científicos comprovando sua eficácia na liberação de radicais livres e melhora na imunidade.
Fazer exercícios de língua, lábios e músculos que envolvem o processo de deglutição, a mastigação, deglutição e fala são importantes para rápida recuperação pensando em pacientes com sintomas gripais e que já tem dificuldade de alimentar-se por dores na garganta. Por isso, seguir as recomendações médicas, apostar na fisioterapia respiratória quando indicado também será importante nestes casos , assim como o profissional de nutrição e o fonoaudiólogo, que podem ser grandes coadjuvantes na melhora dos quadros de sintomas do novo coronavírus.