A ortodontia mudou. Estimativas imprecisas, diagnósticos controversos e sessões intermináveis para o ajuste dos fios são coisas do passado. Hoje, o paciente já consegue visualizar o resultado do tratamento na primeira visita ao dentista. O aparelho também evoluiu, agora ele é transparente, móvel e personalizado. Em pouco tempo, sorrisos metálicos só serão vistos em fotos antigas.
Diversas tecnologias sustentam essa evolução. Pioneira no setor, a Align Technology lança mão do iTero ® Intraoral para potencializar os alinhamentos dentários feitos com o aparelho Invisalign ®. Sem utilizar massa ou moldadores, a ferramenta escaneia a boca do paciente e projeta imagens interativas 3D na tela do computador, assim como todo o processo evolutivo do tratamento.
“O iTero ® permitiu aos doutores realmente aplicar o workflow digital em seu consultório ou sua clínica. Não só substituindo a moldagem com silicones ou alginatos, que são muito desconfortáveis para os pacientes, mas permitindo uma documentação muito mais precisa e sem ocupar espaço. Além de agregar valor à consulta, o iTero ® também permite ao ortodontista, por exemplo, avaliar precisamente se o tratamento ortodôntico que foi planejado de forma digital está caminhando bem ou se precisa de alguma intervenção”, explica o diretor clínico, Renato Mussa.
Cada movimento é minuciosamente planejamento pelo software ClinCheck ®, desenvolvido com base em insights e evidências gerados por mais de seis milhões de casos solucionados com o tratamento Invisalign ®. Após a finalização do planejamento, os alinhadores personalizados são confeccionados com o SmartTrack ® – o material inteligente é resultado de oito anos de pesquisas e desenvolvimento.
“Já são mais de 6 milhões de casos tratados e a Align utiliza esse imenso banco de dados para aprender e evoluir nos recursos e materiais utilizados. O profissional tem o controle total do tratamento, mas quando o software calcula que será um movimento mais desafiador, ele cria novos attachments (resinas que serão coladas nos dentes) para auxiliar aquele movimento. E, de forma automática, cria uma sequência especifica de movimentos. É a tecnologia auxiliando o conhecimento do profissional”, frisa Mussa.
Introduzido em 1999 no mercado norte-americano, o Invisalign ® chegou ao Brasil três anos depois. Desde então, passou por uma série de evoluções. Atualmente, os alinhadores móveis transparentes resolvem desde os casos simples até as maloclusões mais complexas como a sobremordida e a mordida cruzada.