Nos primeiros dias, a amamentação pode provocar algum desconforto no começo de cada mamada.
Mas mamilos doloridos, rachados ou sangrando não são um efeito colateral comum da amamentação, e sim sinal de que a “pega” do bebê não está correta.
O que faço para não ter dor ao amamentar?
É preciso esforço para trabalhar o jeito de o bebê pegar o peito para a dor ir embora. Tome providências logo, para o incômodo não piorar e acabar comprometendo a amamentação.
Veja aqui como saber se a pega está certa.
Por vezes é possível ver sangue sem nem sentir dor, e aí não há problema nenhum, embora seja estranho.
Um pouco de sangue que saia pelos mamilos na primeira semana de amamentação pode ser consequência do aumento de fluxo sanguíneo na região da mama e do crescimento do tecido produtor de leite.
Essa condição deve melhorar, sem tratamento, em poucos dias.
Só não se assuste se o bebê regurgitar um pouco de sangue. Lembre-se de que ele saiu do seu peito, e não há nada de errado com o bebê.
O que leva à fissura dos mamilos ao amamentar?
A principal causa dos mamilos rachados é a pega incorreta do bebê na hora da amamentação. O peito tem de entrar bem fundo na boca da criança, e o mamilo deve ficar encostado no palato mole do bebê.
Coloque sua própria língua no céu da boca e vá afastando para trás. Sentiu a parte mole? É lá que o palato mole fica.
Se o bebê estiver colocando o mamilo em outra parte da boca, as dores e os machucados podem começar. Outra causa pode ser deixar o bebê no peito quando ele não está mamando, apenas “mastigando” o bico.
Caso seu filho tenha uma infecção por cândida na boca (o famoso sapinho), você poderá apresentar fissuras ou dores agudas no seio durante ou após cada mamada.
A característica dessa dor é que ela é “ardida”, reflete nas costas e continua mesmo quando o bebê não está mamando.
Para mais informações sobre essa infecção por fungo, leia nossos artigos sobre candidíase em bebês e candidíase em mães.
Pele ressecada demais também pode provocar rachadura e até sangramento nos seios (uma condição conhecida como eczema, um tipo de dermatite).
Os mamilos ou os seios podem ressecar devido ao clima, a resíduos de detergente nas roupas, a loções aplicadas na região da mama, sabonetes, talco, produtos para cabelo, desodorante ou perfume.
Nesse caso podem-se passar pomadas específicas para a amamentação, hidratando a pele do mamilo.
O próprio leite do peito é altamente cicatrizante e hidratante. Passar o próprio leite do peito antes e após as mamadas resolve muito bem esse probleminha.
O uso incorreto da bombinha para extrair leite também pode machucar os mamilos, fazendo-os rachar ou sangrar. Certos equipamentos utilizados de forma mais brusca podem ferir o tecido mamário, rompendo os capilares.
Em casos mais extremos, algumas mulheres chegam a apresentar hemorragia sob a mama devido à sucção excessiva da bombinha.
Como cuidar das rachaduras nos mamilos para que elas parem de doer?
Caso seus mamilos rachem ou sangrem, veja abaixo algumas dicas do que fazer:
- Vá ao médico assim que possível. Pode ser o pediatra do seu filho, o ginecologista, a maternidade em que você deu à luz ou um banco de leite. Leve o bebê com você. É importante verificar se a pega do bebê no seio está correta, para que ele se alimente bem sem machucar seus mamilos, e para isso você vai ter de mostrar como está dando de mamar.
Com a orientação adequada, a amamentação não deve provocar nenhuma dor. Coloque seu filho de frente para o seio, com o rosto voltado para o seu corpo. A boca dele precisa estar bem aberta para que uma boa parte do mamilo e da aréola seja abocanhada. - Não use sabonetes, álcool, pomadas ou perfume nos mamilos. A limpeza da área somente com água é suficiente.
- Faça um banho de sol na região. Expor os seios durante 15 minutos à luz do sol ajuda na cicatrização. O horário ideal é antes das 11h e depois das 16h, por 10 a 15 minutos, sem filtro solar. Uma maneira discreta para tomar sol de dentro de casa ou do apartamento é usar uma camiseta cor da pele ou estampada com um pequeno círculo recortado na altura de cada mamilo. Assim, pelo menos à distância, não parece que você está sem blusa. Só não pode esquecer e sair por aí com a blusa cortada!
- Passe o próprio leite materno ao redor dos mamilos. Faça isso antes e depois de amamentar — ajuda nas rachaduras e a prevenir infecções.
- Tome um analgésico. Se a dor for muito forte, tome um analgésico cerca de 30 minutos antes de dar de mamar. Não deixe de conversar com seu médico sobre o tipo de remédio mais adequado ao seu caso.
O uso de conchas especiais no intervalo entre as mamadas pode ajudar na cicatrização, porque diminui o atrito do mamilo com o tecido do sutiã ou com o absorvente para seios.
Não se deve dar o leite que fica armazenado nessas conchas para o bebê.
Se a rachadura ou algum machucado não derem sinal de melhora, marque uma consulta com seu médico o quanto antes.
Posso continuar amamentando? O machucado nos mamilos vai prejudicar o bebê?
Você pode, sim, continuar amamentando. Os bebês geralmente ignoram a dor da mãe. Sangue no leite não causa nenhum dano ao seu filho.
A questão mais importante nesse caso é corrigir o problema e cicatrizar o mamilo o mais rápido possível, para que a amamentação volte a ser prazerosa para vocês dois.
Não se assuste se vir sangue num regurgitamento ou num vômito do bebê. Se seu seio estiver rachado, provavelmente o sangue é seu, não dele. Fique de olho e, se não melhorar, fale com o médico.
Também é muito importante ter certeza de que a pega do bebê está certa porque isso pode influenciar no ganho de peso da criança.
Se ela não estiver pegando o peito direito, pode acabar tomando muito do leite inicial, que mata a sede e é menos calórico, mas não um volume suficiente do leite posterior, do fim da mamada, rico em calorias. Se isso acontecer, a criança tende a não ganhar peso direito