Normalmente realizada no consultório pelo próprio cirurgião dentista, essa técnica refaz o contorno da gengiva nos dentes.
A gengivoplastia, como o nome indica, é uma cirurgia plástica indicada para aquelas pessoas que exibem muito da gengiva ao sorrir, comprometendo a estética do rosto. As mudanças são tão evidentes que podem ter desdobramentos psicológicos, devolvendo a auto-estima ao paciente e fazendo com que ele se sinta mais confiante e, consequentemente, mais belo.
Ao refazer o contorno gengival a 2 ou 3 milímetros acima da posição original, a pessoa passar a ostentar os dentes maiores e uma gengiva em tamanho natural.
A gengivoplastia é também indicada para retração de gengiva ocasionada por prótese mal adaptada. Há ainda casos de dentes pequenos ou de irregularidades no contorno gengival, nos quais a cirurgia pode igualar o “desenho” dos dentes.
De modo geral, o procedimento acarreta pouca dor e a recuperação leva de três a quatro dias, podendo chegar a dez dias para cicatrização total.
Fonte: www.saudesaude.com.br/farina/duvidas/gengivoplastia
Caso Clínico I
Por Dra. Rosileine Uliana – Periodontista da Villa Vita
Gengivoplasita dos dentes 16 a 26 (1º Molar Direito a 1º Molar Esquerdo Superiores) e de 34 a 44 (1º Pré-Molar Esquerdo a 1º Pré-Molar Direito Inferiores).
”Podemos observar como a gengiva ficou mais fina e o dente apareceu mais.”