Cuidar da boca é uma tarefa que deve começar bem cedo – ainda bebê – e antes do primeiro dente nascer. A limpeza da boca do bebê deve ser feita com uma fraldinha de pano ou uma gaze e água filtrada. Nada de pasta de dente ou qualquer outro tipo de produto. É fácil: basta enrolar a gaze ou fraldinha em um dos dedos, passar na água e com cuidado passar em toda a gengiva do bebê. Não precisa exagerar nesse começo: higienizar a boca pode ser uma tarefa feita uma vez ao dia, antes de dormir.
O maior cuidado que devemos ter é quando os dentinhos começam a nascer, pois a gengiva fica muito sensível e por vezes inflamada. E quando essa hora chegar, não tenha “dó” de machucar o bebê. Limpar a gengiva com os dentes nascendo é ainda mais importante, pois minimizamos o desconforto e diminuímos possíveis infecções.
A transição para a escova de dente, pode e deve ser feita assim que os primeiros dentinhos saírem. E claro que a primeira escovinha precisa ser bem macia e contar com uma cabeça pequena. Assim, é possível alcançar e limpar todos os cantinhos a boca.
Para terminar, outras considerações relevantes sobre a escovação:
- Esqueça as pastas com flúor e use uma quantidade bem discreta para escovar os dentes.
- As cerdas começaram a entortar e ficar mais durinhas? Troque a escova já!
- Ensine a criança a fazer movimentos leves em todas as partes da boca e a escovar a língua também. Muitas vezes o mau hálito é causado pelo acúmulo de bactérias na língua.
- Enxaguar bem a boca é muito importante.
- Não há necessidade de usar fio dental antes dos dentes estarem bem encostados.
Com todos esses cuidados diários a saúde bucal do seu bebê estará em dia!
E logo que seu filho completar um aninho de vida é hora de consultar o dentista. Ninguém melhor do que ele para te orientar com conhecimento e sabedoria!